sábado, 25 de novembro de 2017

Personalização Viola Barroca Roma mod. 39 ano 2003. Agora Sim!


Olá pessoal mais uma vez em tempos ausente postarei mais um trabalho realizado em uma viola de arco da marca Roma, para quem não conhece marca Roma atuou em Taquarituba – SP construindo instrumentos nacionais de altíssima qualidade e com madeiras nacionais  eu mesmo sempre tive desejo em possuir um instrumento da marca especialmente os fabricados antes de 2005 e por sorte adquiri essa viola de arco fabricada em 2003.

Nota-se que nessa época a cor de praxe dos instrumentos da marca é esse marrom escuro, em alguns mais para mogno, detalhe que o seu verniz de acabamento é a óleo padrão em todos os instrumentos da época fabricado por ela.


Eu comecei a modifica-la a mais ou menos 7 meses, troquei o brilho do verniz a óleo e fui para o fosco, mesmo assim mantive a cor do instrumento e inseri alguns desenhos, inclui uma pestana de osso para elevar um pouco mais o som do instrumento, mas como é visível precisaria mudar um pouco mais para que ela ficasse no padrão mais barroco que o apresentado por estes desenhos e pela pestana de osso na qual inclui no instrumento.


E por fim resolvi inovar recortei o espelho por este design, com aparência de “M”, peguei isso da aplicação em um instrumento personalizado aqui do Patrick Meneghim, um cello responsa que em breve vou postar aqui também, apliquei desenhos em relevo, chanfrei o espelho para a corda C (Dó), ou seja, para vibrar legal sem raspar igual ao de um Cello (desejo antigo) rsrsrs...

Inclui mais uma pestana de osso e por fim harmonizei as cores das peças e mesmo assim inclui um desenho de uma flor-de-lis no espelho, montei e fiquei muito feliz com o resultado aqui alcançado vamos ver:








Agradeço mais uma vez a Deus por ter me ajudado a aprimorar meu nível de conhecimento para execução deste projeto e segundo a minha família, amigos, incentivadores dos nossos serviços muito feliz e grato por isso.

RESUMO:
Viola Roma mod. 39 ano 2003
Pestanas de Osso
Espelho Chanfrado na corda C e com detalhe em M
Cor Marfim envelhecido
Verniz Goma Laca
Desenho arabesco em relevo feito com massa de madeira.
Rabicho em Kevlar
Cordas núcleo de nylon (fabricante não cito, pois não paga o mercham).
Cavalete em ABS (marca própria em parceria com a empresa M.P)


Pessoal agora possuo loja virtual, quem tiver interesse em comprar uma pestana, cavaletes, crina para arcos ou até mesmo instrumentos prontos pode procurar na minha página no Facebook https://www.facebook.com/rubensf.morete/ e realizar a sua compra ou via loja virtual em https://lutheriamorete.lojaintegrada.com.br/resumindo só não nos acha quem não quer rsrsrsrs..... abraços a todos e até a próxima.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Alma de Instrumentos de Arco

Depois de muito tempo sem postar nada no Blog decidi retomar a escrita e por que não postar outros trabalhos realizados? E acredito que em breve postarei os benefícios de um instrumento harmonizado e se de fato compensa a sua harmonização ou não. Alguns de vocês já viram a foto uma barra harmônica? Em breve postarei aqui também essa minha ausência foi profundamente renovado e cheia de novidades para o nosso Blog.

Tem aumentando um pouco a demanda por reparo de instrumentos musicais e agora fabrico também (isso mesmo retomei a fabricação de violino, violas e cellos detalhe somente por encomenda).


Então vamos lá muitos falam de alma de instrumento de corda friccionadas (arco), mas não têm ideia do que é ou para que serve não é mesmo? Hoje irei comentar a sua verdadeira função e para que serve:

Alma (Soul)


A alma de instrumento de corda friccionada (arco) tem por finalidade de ajudar a sustentação dos tampos (frontal e traseiro) e ligar a condução sonora entre ambos, descrevendo detalhadamente o arco é esfregado na corda antes de emitir o som a vibração da corda é recebida pelo cavalete que transfere ao tampo frontal que ligado ao traseiro pela alma ressoa em toda a sua caixa (corpo) e sai pelos furos "F" como resposta da nota tocada, rsrsrs.... bem filosofal não acha?

Mais o que é isso afinal? 

Trata-se de um pedaço de madeira em formato cilíndrico que se assemelha a um lápis que faz duas funções primordiais ao instrumento 1ª sustentar o tampo e 2ª conduzir o som entre os tampos, cada instrumento de corda friccionada possui a sua alma e com tamanho específico.

Ferramentas para ajuste de alma e almas de cello, viola e violino. 


A alma fica localizada no interior  do instrumento  e está posicionada no lado direito    de forma paralela entras do pé direito do cavalete do instrumento.

Interior de cello e sua alma.

Igual representado na figura abaixo, ele fica a aproximadamente 3mm do cavalete em violinos e violas e 5mm em violoncelos, as suas medidas de espessura e altura empregadas em sua fabricação depende do tamanho do instrumento, do luthier que fabricou ou do fabricante, pois já cheguei a ver medidas de espessura em violinos mínimas de 2,5mm e máxima 6mm. 

Figura disponível no site: http://violinobrasil.forumfacil.net/t1222-saiba-como-ajustar-o-cavalete 



Qual é a medida ideal e isso afeta o instrumento?

A medida em altura tem a ver com o tamanho nominal entre o tampo frontal e fundo com base no local de instalação atrás do cavalete não existe uma medida referência pois varia de violino para violino e é medido com ferramenta específica como este medidor de alma.

Medidor de altura de alma.

As medidas desproporcionais afetam a qualidade sonora do instrumento e a integridade física do instrumento (quebra ou rachaduras).


Existe ferramenta para sua colocação?

Sim nesta foto mostro algumas delas

Ferramentas para ajuste de alma: chave de alma e pinça de pressão.

A da esquerda é uma chave de alma de violoncelo e a da direita é uma pinça de pressão. (Eu uso a pinça por mera facilidade ao posicionar a alma em seu devido lugar pois ela ajuda a peça a não se mover durante o ajuste semelhante ao post som  ou pinça de alma).


Bem vamos supor que o violino não possua alma ele sairá som?

Sim porém o seu timbre (qualidade) será afetado como se fosse apagado semelhante ao violino com surdina porém mais apagado ainda (fica fanho) um pouco semelhante a sua prima a rabeca nordestina que não possui alma em grande quantidade dos instrumentos fabricados, e afetará principalmente a sua estrutura causando descolamentos e inclusive rachaduras por conta da pressão das cordas sobre o tampo.

E instalar fora de posição?

Afeta principalmente o som em alguns casos a estrutura mas isso ocorre em casos que é posicionado por não profissionais na área.

Alma fora de posição e alma na posição correta.

Têm danos tocar sem?

Sim, porém não de imediato o instrumento sofre pela sua ausência com o desequilíbrio em seu tampo frontal vindo até em alguns casos quebrar-se aumentando assim a despesa com a manutenção (como além do reposicionamento da alma será cobrado o reparo do tampo danificado), pode descolar o instrumento devido a falta de equilíbrio na pressão das cordas  sobre o tampo. 

Violino danificado por ajuste na alma realizado por não profissional.

Imagem de violino com o tampo quebrado   por conta de um reposicionamento de alma malsucedido.

O que acontece para uma alma cair?

Impactos, batidas e tempo de uso (para os muito antigos as placas se dilatam alguns micro milímetros em distância de altura em seu interior e em muitos casos apenas seu reposicionamento já é suficiente sem a necessidade de alterações no instrumento como colagens de bolachões, enxertos e etc...) . 

Caiu vish o que fazer meu Deus?????

Calma sem pânico! Um passo importantíssimo é afrouxar todas as cordas sem exceção (diminuir a sua pressão ao máximo) e levar imediatamente a um luthier para o seu reposicionamento rsrsrs..... os luthiers sempre colocam tá, no passado alguns místicos que tocavam esses instrumentos comentavam a seguinte frase: - “tomem muito cuidado a alma do instrumento caiu pode comprar outro, pois já era e blá, blá, blá...” Falo com todo gosto mito puro isso não existe ok!!!


E digo com toda franqueza se você não é profissional é apenas um curioso não mexa pois isso dá problemas confira a foto acima rsrsrsrs....

Abraços e até mais!!!